segunda-feira, 31 de maio de 2010

Romeu e Julieta - Versão Atual


No dia 25/05/10, a professora Fabiana nos passou o filme Romeu e Julieta, então o professor Carlos nos pediu para fazer uma versão do filme na atualidade, com os recursos eletrônicos que hoje em dia possuímos. Mas sem mudar o contexto do filme, só para apenas mudar a parte em que o Frei Lourenço tenta avisar Romeu sobre o remédio que ele da para Julieta, para que ela fique desacordada por 24 horas para não se casar com o Conde Páris.

A minha história de Romeu e Julieta na atualidade ficou assim:


Romeu pertencia a família Montecchio, e Julieta da família Capuleto. Essas duas famílias são muito rivais, só que Romeu se apaixona por Julieta e eles vivem um amor proibido. Com o decorrer do romance, acontece uma briga entre Romeu e Teobaldo, primo de Julieta. Romeu o mata por ele ter matado seu amigo Mercútio. Então ele foi banido de Verona. O pai de Julieta a força a se casar com o Conde Páris, um de seus amigos. Mas Julieta ama Romeu, e não quer se casar com o Conde, então ela corre até o Frei Lourenço para pedir ajuda. Ele dá a ela um remédio que fará ela dormir por 24 horas, assim os outros pensaram que ela está morta, contudo ela não casará com o Conde Paris. O Frei tenta ligar para Romeu de seu celular para avisá-lo sobre o remédio, mas como ele estava muito longe, o celular estava sem sinal. Quando Romeu recebe a notícia de seu amigo sobre sua amada, ela vai até ela, se declara pela última vez, e bebe um veneno para se matar. Julieta acorda e vê Romeu morrendo, então o beija afim de ter um pouco de veneno nos seus lábios para matá-la também. Não tendo nem um pouco de veneno, ela pega a arma e se mata.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Afinal, o cemitério é para os vivos ou para os mortos?

No meu ponto de vista, podemos dizer que o cemitério é para ambos, tanto para os vivos quanto para os mortos. O cemitério não é só um lugar onde ficam enterrados os corpos, é também um lugar onde os parentes ou pessoas queridas do falecido vão visitá-lo. Se fizermos uma leitura do ambiente, veremos que alguns túmulos têm símbolos, e como todo símbolo, eles têm um significado.




Veja acima a foto de um túmulo com o símbolo maçônico e a estrela de cinco pontas que também foi adotada por diversos grupos maçônicos. Agora eu pergunto, se não tivesse esses símbolos no túmulo alguém saberia que lá está o corpo de um maçônico? Não. Enfim, se você parar para analisar bem, tem muitas coisas interessantes no cemitério que nós não procuramos saber.
Mas uma coisa que nós não podemos esquecer: Não é porque temos o túmulo mais bonito do que o outro que somos superiores, para Deus somos todos iguais.

(Foto: Túmulo raso. Significa que depois da morte somos todos iguais)

Eu achei muito interessante o trabalho que o Professor Carlos da escola Coronel Esmédio nos deu, porque eu comecei a ver o cemitério com outro ponto de vista. Antes eu evitava passar por ele, agora quando eu passo, eu passo observando tudo! Aproveitei e tirei algumas fotos, que estão postadas aí embaixo.

(Foto: Túmulo do Coronel Esmédio. Está no centro do cemitério. As cruzes pontiagudas significa uma alusão à Trindade do cristianismo.)


(Foto: Coluna quebrada significa que a vida foi interrompida prematuramente.)


(Foto: Tocha: Quando estão com a chama para baixo, representam a vida que passa.)


(Foto: Mãos unidas: Representam a devoção religiosa do falecido.)

Espero que tenham gostado. Volte sempre.

(Fonte: Os significados dos símbolos são encontradas no site: http://www.cemiteriosp.com.br/arte.htm)